sábado, 8 de agosto de 2015

A Viagem mais longa...


A viagem mais longa é aquela em que o tempo não passa, as horas não passam, há um olhar constante para um relógio de parede que não faz parte deste passado, que teima em caminhar comigo lado a lado a um ritmo agoniante.

Nesta viagem há cansaço físico e psicológico, insónias, cheiros, sabores e dissabores... Eu gostava muito de viajar no tempo, agora que encarnei a personagem de histórias mais antigas, descubro que não gosto desta viagem que me consome a alma e teima em me levar para um passado que não é meu e não me pertence.

O meu corpo tem falado muito comigo, coloca-me muitas questões:  "Porque me fazes isto?" "Precisas mesmo de fazer isto?" "Sempre me tratas tão bem e nesta altura em que deveria estar mais relaxado, em breve vou entrar de férias e tu sacrificas-me. Dói-me as pernas, estou a ganhar uns raios estranhos, tenho cãibras de vez em quando, os pés estão muito inchados, nem a massagem que me fazes ao fim do dia alivia. As minhas mãos parecem estar queimadas das luvas que usas. A tua falta de descanso é tão grande que é por isso que te dói tanto a cabeça e não consegues dormir, mesmo tu fechando os olhos, essa viagem no tempo continua."

Por vezes o cansaço psicológico desta longa viagem ainda é muito pior, a capacidade de conseguir dar a volta por cima é muito difícil, é trabalhoso pensar que em breve estou de regresso à vida real, em breve regressámos ao nosso século XXI, muitas vezes não serve de consolo, porque de tempos em tempos tenho de fazer esta longa viagem no tempo, a mais dura e dolorosa de todas.

Vai haver um dia em que vou deixar de a fazer, como alguns... Não quero ser como aqueles que vão para a vida real e depois regressam ao passado, vão e vem quando querem, não, isso não, simplesmente não vou fazer a viagem, não faço mesmo. É difícil olhar todos os dias para os mesmos rostos cansados, alguns chorosos até desta viagem que mais parece uma tortura, mas atenção há aqueles que gostam, ou dizem que gostam, porque a cara deles não engana, mas há aqueles que gostam mesmo, talvez porque para eles há mais divertimento, convívio e vêm outras caras que não são as que vejo durante horas seguidas, talvez aí pudesse gostar muito desta viagem...

Nesta viagem no tempo, há muito trabalho, horas e horas seguidas a preparar os mais deliciosos petiscos para outros saborearem, divertirem-se e brindar ao Amor, à Amizade, à Saúde... O pior de tudo é que eu estou no século XXI mais ou menos, e o meu desejo de estar com eles a brindar a todos estes sentimentos tão nobres é enorme, e de tal maneira forte que me cria um vazio no peito, como se eu não pertence-se a esse mundo, não tenho direito a ele, apenas a observá-lo, embora por um curto espaço de tempo, aquele que parece uma eternidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário