quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Olhar positivamente para ver melhor"


"Ás vezes, podemos correr o risco de passar pela vida com uma visão obscura e negativista que nos leva a tomar sempre as coisas pelo lado pior, a ver sistematicamente o aspecto negro das situações e das pessoas e até a imaginar com medo de que o que nos pode passar no futuro.

Este modo pessimista de encarar a vida, alimentado por uma mórbida publicidade donde só se realça o negativo que existe e até o que se inventa para maior sensacionalismo, deixa marcas na nossa mente e no nosso coração. Pode habituar-nos a só olhar fixamente para onde há obscuridade, para onde se cai e se tropeça, a ver que as pessoas são necessariamente mal intencionadas e que por isso temos que nos manter perante elas à defensiva e viver na desconfiança.

Ainda que alguns afirmem que este modo de ver as coisas é "ser realista" e "ter os pés assentes na terra", é, no fundo, estar preso no barro deste mundo e permanecer num canto obscuro desde onde não se pode ver nem saborear o lado luminoso e agradável da vida, nem encontrar uma saída para os problemas que nela se nos colocam.

Neste último aspecto eu creio que, como afirma Salvador A. Carrión, há muitas pessoas que perdem o seu equilíbrio interno e o seu bem-estar pessoal quando se encontram numa situação que rotulam como um "problema". É como se lhes caísse em cima um peso enorme que os esmaga, sobretudo quando sentem que "o seu problema não tem solução".

O que acontece habitualmente na maioria dos casos é que confundimos os factos que desencadeiam o problema com o problema em si, na realidade, os factos que originam o problema é possível que não tenham solução, mas o conflito que se gera em nós sim que a tem. Alguns exemplos simples podem clarificar a distinção:

Imagina que tens um encontro importante e que, quando te dispões a sair, deparas-te com o que tu chamas um "problema": o teu carro avariou-se. A avaria é só um facto, "o problema" é procurar e encontrar um meio de transporte para chegar ao teu encontro.

"Tenho um problema familiar: a minha mãe ficou doente", dizemos habitualmente. Na realidade, a doença é um facto, "o problema" é como enfrentar essa doença de modo construtivo tanto no âmbito emocional, como no familiar e no laboral...

Perante qualquer situação problemática, o importante é que tentes descobrir qual é realmente "o problema" em vez de ficares negativamente preso nos factos que o desencadeiam. Se o fazes, no fundo de ti podes descobrir as respostas e encontrar as alternativas. Se elas não existem, isso não é um problema mas um facto consumado: estes factos formam parte da nossa vida e, encarados positivamente, eles podem e devem ajudar-nos a crescer.

"Olhar positivamente" é saber descobrir o lado bom das pessoas, das situações e das coisas: esse lado existe sempre. Só necessitamos de "olhos" para o ver. Ainda que a terra esteja cheia de cardos e a vida de complicações, é sempre possível encontrar uma flor nalguma parte, sempre é possível ir pelo lado amável da realidade e viver e sorrir, é sempre possível andar pelo mundo acreditando nas pessoas e repartir diariamente com os outros o pão da delicadeza e da proximidade.

Na vida, somos nós quem criamos o nosso céu ou o nosso inferno. O modo como olhamos penetra no nosso coração e pode-nos amargar ou fazer felizes. Os nossos olhos para captar a realidade são as janelas do coração: é preciso abri-las à luz e essa luz chegará também ao nosso interior. Então, e ainda nas nossa complicações e na monotonia dos nossos dias cinzentos e das nossas ocupações quotidianas, saberemos descobrir as cores escondidas que têm todas as coisas."

Mª A. de los Ríos

Nenhum comentário:

Postar um comentário