sábado, 2 de julho de 2016

Compreensão...


Tentar compreender o outro como a mim mesmo, deve ser das coisas mais difíceis no mundo de hoje. Por vezes nem a mim devo compreender.

O outro é sempre um grande mistério, eu sou um grande mistério. Nunca sei como o outro vai reagir a determinada atitude minha, até eu própria não consigo decifrar sempre como vou reagir em certas alturas. 

Sinto que, tudo depende de um conjunto de factores que se pode ou não a vivenciar nesse preciso momento. Se respondo mal, se reagi mal, tu não vais querer saber porque reagi assim, mas atirar-me com todas as pedras que tiveres na mão. É assim a natureza humana.

Experimenta fazer ao contrário, pega na pedra, guarda-a no teu bolso, pode vir a precisar, a seguir pergunta, questiona, mas só quando as coisas estiverem mais calmas: "Olha, porque respondeste daquela maneira? Porque reagiste assim? Estás bem? Está tudo bem?". 

Na grande maioria dos casos, isso tem um motivo: "Tive um dia mau..." "Não estou nos meus dias, sinto-me triste e irritado..."  "Sabes, meu pai está muito mal..." "Discuti com a minha melhor amiga..." "Sei que não tens culpa, desculpa, não era aquilo que queria dizer ou fazer..."

Agora, podes pegar na tua pedra e colocar no monte para continuares a construir o teu castelo, é assim que o teu castelo cresce e o do outro também. :)


Um comentário:

  1. Tens o dom da palavra...
    A maneira como tu passas para o "papel" o que pensas e o que sentes... :)
    Beijinho, M.

    ResponderExcluir