terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher


Para muitos (principalmente homens) este Dia Internacional da Mulher, não faz qualquer sentido, pois para mim faz, muito.

Sempre disse que nasci para ser homem, porque gosto muito da simplicidade e facilidade com que eles fazem as coisas e pensam as coisas.

Mas hoje, digo que realmente foi uma bênção eu ter nascido Mulher.

Nunca conheci um Ser tão complexo, diferente, especial, carinhoso e ao mesmo tempo dominador do mundo. Consigo num mesmo momento chorar a rir, como chorar de emoção por qualquer atrocidade que haja há minha volta ou no mundo. Eu e tu somos de Luas, tanto está tudo bem, como de repente há um tsunami emocional. Somos as únicas a gerar vida, as únicas a conseguir fazer com distinção mais que uma tarefa. Muitas além de serem mães, são esposas, donas de casa, trabalhadoras por conta de outrem e ainda conseguem arranjar aquele tempo para quem pede ajuda, um aflito e no fim, lá mesmo no fim, é que está ela própria.

Este dia, faz todo o sentido, porque ainda há muitas mulheres que não podem simplesmente escrever aquilo que escrevo hoje. Não têm liberdade de expressão. andam de cara e corpo tapado, sofrem muito em silêncio, não trabalham, não fazem aquilo que mais gostam, limitam-se a obedecer. Não casam com quem amam, são completamente escravas. Este dia é para elas, porque ainda há muito trabalho a fazer por elas, não por mim. Porque tanto eu como tu podemos fazer o que queremos, nadar em rios e mares de biquíni, passear na rua com qualquer roupa a qualquer hora. Podemos hoje usar cabelo curto, amanhã comprido, pintar os lábios, o cabelo, as unhas, conduzir mota, carro, avião, o que tu quiseres. Somos livres para tudo, mas há mulheres como tu e eu que já nascem com destino traçado pelos outros e não por elas próprias.

Por detrás de cada luva de veludo de uma Mulher Livre há uma mão de aço, aquela que ainda luta pelos direitos de igualdade de todas as outras no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário