domingo, 7 de setembro de 2014

Saudades do Verão a sério...


Tenho saudades de um Verão a sério... O clima anda todo alterado, muito por consequência dos actos do ser humano, mas muito pouca gente pensa ou quer saber disso, o que está a acontecer preocupa-me bastante, não é só por não ter um Verão a sério, mas também porque constitui uma ameaça para todos os seres vivos do planeta.

Não sei se consigo sobreviver sem o Verão! :) Eu gosto muito do calor, de usar pouca roupa de poder tomar banho e não secar o cabelo, mas neste momento, eu começo já a ter saudades daqueles dias quentes seguidos uns aos outros que ninguém consegue suportar, nem ninguém consegue dormir com o calor ou as melgas a chatear, o único sitio onde se estava bem era à beira mar ou dentro de uma piscina com a cabeça de fora, agora nem no Sul do nosso país há assim tanto calor, já não vejo tantas melgas quanto isso, é triste, muito triste... 

Recordações da minha infância e adolescência sobre esses dias de calor são muitos, nas férias chegava a refrescar-me com a mangueira ou num tanque e estorricar na placa de uma pequeno anexo da minha avó. Tenho saudades principalmente das noites quentes de Verão, ninguém conseguia estar dentro de casa, porque as casas estavam muito quentes, então todos os meus vizinhos pequenos e graudos vinham para a rua, era uma alegria, todos os dias... Os mais velhos sentavam-se perto da famosa "loja da baleira"a colocar a conversa em dia ou simplesmente a observar os mais novos a jogar às escondidas, a andar de bicicleta ou a brincar aos bancários... O meu falecido avô tinha um lugar privilegiado mesmo em frente ao portão de sua casa com o meu cão ao colo a receber mimos infinitos, de vez em quando lá ele saltava do colo dele e vinha correr atrás de nós, como se de um impulso se trata-se, só para descarregar energias e depois regressava ao mimo...

Era tudo tão bom, tão mágico, o calor, o Verão deixa as pessoas muito mais alegres, bem dispostas, divertidas, eu necessito dele, eu gosto muito desta estação... Agora, existem muito poucas noites quentes para poder vir para a rua, relaxar, descontrair... Ficam as recordações, as grandes e eternas recordações, de como eram as minhas noites de Verão... Orgulho-me muito ao pensar que naquela altura não havia computadores, telemóveis, Internet tudo isto não iria permitir que estes momentos se concretizassem... Brincar na rua numa noite de Verão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário