sábado, 24 de maio de 2014

A minha experiência deste magnifico Festival...

Gentes de várias cidades, de vários humildes cantinhos de Portugal, trazem as mais preciosas iguarias a convite de jovens inquietos, para serem deliciadas principalmente pela humilde gente da minha terra, Caldas de S. Jorge.

Nestes três dias todos são convidados a darem o testemunho da sua experiência no Festival Doce, mas para isso têm de passar por lá. Existe uma nostalgia diferente na zona envolvente das Termas de Caldas de S. Jorge, uma avenida cortada ao trânsito preenchida com os pecados da Gula. :)

Jovens inquietos que tanto gosto tem neste evento, o maior e melhor de todos realizado na nossa terra. Muitas dores de cabeça são sentidas nos dias anteriores a este Festival, o primeiro dia do Festival é sempre atarefado, o stress e a ansiedade toma conta de todos estes jovens, pretendem que tudo fique perfeito, afinal é para isto que tanto trabalham ao longo do ano, promover a  terra é também a principal preocupação. Mas, quando tudo começa...

Olhar à nossa volta e ver tudo a decorrer com normalidade, instala-se uma sensação de orgulho. Os dias vão passando, o Festival de Tunas que tantos anos nos trouxeram alegria contagiante de estudantes universitários de vários pontos do país e até do estrangeiro, digo-vos com eles vibrei muito, emocionei-me várias vezes, cantaram músicas de por todos os cabelos em pé, foram eleitos durante anos os melhores dos melhores pelos melhores mestres da música da minha terra. Vi tunas a saltar de alegria acompanhadas com copos de vinho e cerveja, abraços profundos partilhados pelos vencedores, vi também olhares derrotados, desiludidos mas com espírito de camaradagem e bom perder.

Este ano vai ser algo completamente diferente, o "Doce Glow Zumba Party" esperemos e queremos muito que seja um sucesso.

O "Caça ao Doce" o meu preferido. :) A actividade que me faz voltar atrás no tempo, que me deixa voltar a ser a criança e adolescente, eu era e sou uma escuteira. :) O convívio e a partilha de experiências desta tarde magnifica é algo que levo comigo para a vida, cada corrida, cada jogo, cada pergunta, cada sorriso, cada piada estão gravadas no meu coração, não dá para explicar. Apenas sentir.

Depois de uma tarde cansativa e emotiva, para mim nada melhor que ouvir um concerto, agarrada ao amor da minha vida e aos amigos que criei desde a existência desta associação.

O último dia, é todo ele também muito intenso, por se tratar mesmo do último dia. 
A "Caminhada Doce", ao longo destas caminhadas muitas coisas já aconteceram, salvamos animais em apuros, tivemos conversas intensas e o melhor contacto com o que há de mais belo neste mundo, a Natureza. Caminhar entre bosques, atravessar rios e pontes, colher flores. Esta é uma caminhada que renova a alma. :)

O almoço deste dia, é também ele especial, feito no coração do Festival Doce, com todos os Jovens inquietos e não inquietos, no fundo todos são convidados. Neste almoço, é celebrada a amizade e a união, brindamos a todos nós, à criação do Festival Doce, ficam promessas no ar para os próximos anos...
A tarde é sempre passada com a criançada, já começo a ficar cansada, então limito-me a observar as obras de arte do nosso Deus, miúdos a correr de um lado para o outro numa energia contagiante, os pais provam e compram doces para levar para casa. Vêm-se palhaços rodeados de crianças. Algumas pintam a a cara, são transformadas em super heróis, princesas, borboletas, etc. Aquele dia é todo deles e só para eles. Os mais calminhos estão entretidos, concentrados ou até noutro mundo imaginário com o teatro das marionetas.

O sol começa a ir embora em conjunto com todas as pessoas, fico eu com os jovens inquietos a arrumar aquilo que nos dá tantas dores de cabeça a organizar. Fica a sensação de dever comprido.


Neste Festival já fui solteira, enamorada, apaixonada, fiquei noiva, conquistei o 2º lugar com uma equipa de 4 amigas fantásticas e fui campeã com apenas mais uma. Chorei de alegria, arrepiei-me vezes sem conta, ajudei, fui ajudada, amei, abracei, vibrei, sonhei, saltei, comi muitos, muitos doces, percorri todas as barraquinhas de doces e ficava sempre indecisa sobre qual comer agora ou depois ou amanhã... Há coisas que não se explicam, sentem-se, por isso prove um doce e guarde um segredo... Porque segredos deste Festival eu, já tenho muitos...

Aqui ficam os cartazes deste ano:





Nenhum comentário:

Postar um comentário